Doutorado em Educação

Apresentamos o Doutorado em Educação
Turma nova iniciando em 20 de Março de 2026
*Curso com aulas online síncronas na sexta a noite e sábado de manhã, de 20 de março a dezembro de 2026. *Um único módulo presencial de 11 a 23 janeiro de 2027, em Montevidéu-Uruguai. Aulas online síncronas de março a agosto de 2027. *Após concluídos os módulos, segue-se o período para a apresentação e defesa da tese perante banca.
O formato do curso permite ao aluno conciliar com a vida profissional
Destinado a graduados em várias áreas do conhecimento. Com graduação de no mínimo 2700 horas. Ter concluído e sido aprovado na defesa de dissertação de mestrado em Ciências da Educação ou áreas afins. Ter experiência na docência em instituições de ensino. Ter domínio de um segundo idioma (inglês, português) ou se comprometer formalmente a adquiri-lo antes da prova de avaliação do seu projeto de tese de doutorado. Serão consideradas as publicações científicas anteriores dos candidatos.
Convênio acadêmico entre a Blue Education Company do Brasil e a Universidade de la Empresa no Uruguai. Com o objetivo de oferecer acesso a mestrados e doutorados de alto nível com investimento acessível ao público em geral.
RECONHECIDO PELO MEC
Duração e Modalidade: Curso com aulas presenciais híbridas (presencial e online na plataforma). Seminários presenciais nas férias de janeiro. Permite ao aluno conciliar com a vida profissional. A carga horária do programa de doutorado é de 525 horas, sendo 405 horas de seminários e workshops, 90 horas de atividades acadêmicas e 30 horas de preparação para defesa, o que exige um comprometimento de 30 horas semanais.
A duração mínima é de 36 meses e a máxima é de 60 meses, divididos em 24 meses de estudo e 12 a 24 meses dedicados ao desenvolvimento de estudos de campo e à produção da tese.
Durante os 24 meses de estudo, os alunos participam de seminários, workshops e produções independentes na plataforma, além de eventos acadêmicos (workshops, defesas, simpósios e o Congresso Internacional de Pesquisa em Educação (CIIE), realizado anualmente em janeiro em Montevidéu), além de outros eventos onde apresentarão trabalhos e publicarão artigos como requisito para as atividades acadêmicas. Eles também participarão de grupos de estudo (ou seedbeds) para o desenvolvimento de atividades de pesquisa.
- Durante as aulas e no intervalo dos módulos presenciais, o aluno desenvolve os trabalhos acadêmicos.
- Após concluir e aprovar todas as matérias, o mestrando desenvolve e apresenta o projeto e a dissertação de mestrado.
- Dissertação desenvolvida em português e traduzida ao espanhol para a apresentação escrita.
NOTA. O formato híbrido (online/presencial) é uma exigência definida por resoluções do CNE/MEC do Brasil. Todos os cursos através da Blue Education/UDE atendem a esses requisitos, com inúmeros títulos reconhecidos.
Diferenciais:
*Professores de alto nível acadêmico. Que lecionam na América do Sul e Europa. Curso reconhecido internacionalmente.
*Formato inovador e flexível, com aulas online na sexta e sábado e presenciais nas férias de janeiro, que permite ao aluno realizar o curso e conciliar com a carreira profissional e vida pessoal.
*Por ser programas consolidados, ministrados para brasileiros há mais de 15 anos, em um país do MERCOSUL (Uruguai), não exige proficiência em espanhol. A assimilação do idioma é muita tranquila, com professores que ministra os mestrados e doutorados para brasileiros há muitos anos.
SOBRE O CURSO
O Doutorado em Educação é um programa de pós-graduação acadêmica internacional com ênfase em pesquisa. Ele opera em um programa híbrido, com períodos presenciais em Montevidéu durante o mês de janeiro e espaços virtuais de aprendizagem de março a dezembro.
OBJETIVOS
Os objetivos gerais do Doutorado em Educação são: Desenvolver formação científica em nível de pesquisa avançada, possibilitando a produção de estudos originais, relevantes e inovadores que contribuam para o desenvolvimento da educação formal, não formal e informal no país e na região. Produzir produções teóricas e práticas — e aplicáveis — que possibilitem avanços significativos no desenvolvimento curricular e no desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas, na formação de professores, na gestão educacional e nas políticas públicas de educação. Contribuir para o desenvolvimento acadêmico de professores e pesquisadores no sistema educacional uruguaio e regional, bem como fornecer apoio e sustentação para atender às necessidades de inovação no sistema educacional por meio de processos de formação.
PERFIL DO GRADUADO
Doutor em Educação é um pesquisador sênior que adquiriu, ao longo do Doutorado em Educação, formação científica em uma área especializada do conhecimento. Essa formação proporciona as habilidades necessárias para desenvolver, de forma independente, pesquisas originais, relevantes e inovadoras, produzindo conhecimento científico por meio de publicações e participação em eventos acadêmicos, bem como a capacidade de orientar o trabalho de pesquisa de outros pesquisadores. O Doutor em Educação deve ser competente em: Interpretar, analisar, sistematizar e modelar criticamente dados, informações, teorias e paradigmas inerentes à pesquisa educacional e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Desenvolver perguntas-chave que permitam a formulação de um problema e desenvolver pesquisas rigorosas, de nível doutoral, em áreas novas ou pouco pesquisadas. Desenvolver delineamentos metodológicos adequados aos objetivos da pesquisa, dentro de parâmetros profissionais responsáveis e éticos, que contribuam para o avanço em sua área de estudo. Contribuir para a formação de massa crítica na área da Educação e divulgar o progresso de seus estudos por meio de publicações científicas e de divulgação, participação em eventos e discussões acadêmicas. Apresentar resultados de pesquisa, argumentando-os adequadamente perante um público específico ou painel designado, demonstrando independência intelectual, pensamento crítico e capacidade de síntese a partir de uma perspectiva prospectiva e dos princípios da ciência aberta. Participar e/ou liderar grupos de pesquisa e equipes de pesquisadores no país e/ou região, estimulando o avanço científico, tecnológico e social. Manter-se atualizado constantemente na área da Educação em geral e em sua área específica de pesquisa. Prestar consultoria e assistência técnica a diversas partes interessadas e organizações nacionais e internacionais em questões educacionais.
Direção e Coordenação do curso
Corpo Docente É composto por um grupo qualificado de pesquisadores atuantes, com trabalhos recentes e vasta experiência docente, professores do Uruguai, Brasil e outros países.
- Diretora da Faculdade de Educação: Dra. Beatriz Peluffo
- Coordenadora do Doutorado: Dra. Susana Pérez Barrera
PLANO DE ESTUDOS: Organização das Atividades Curriculares, Duração e Cronograma
O programa inclui um período inicial durante o qual os alunos participarão de seminários metodológicos (quantitativos e qualitativos), seminários de pesquisa e workshops, totalizando 27 (vinte e sete) créditos (405 horas-aula) presenciais. Esses seminários subsidiarão a concepção de seus projetos de tese, que serão apresentados durante o Workshop de Tese I, em um exame de proficiência em pesquisa de nível de doutorado perante uma banca examinadora. A aprovação no exame será um requisito para a conclusão do Workshop de Tese I. Caso o aluno seja reprovado, deverá refazê-lo. Por se tratar de um Doutorado em Educação, que busca atender a uma demanda significativa, os créditos serão obtidos ao longo de dois anos, durante dois (dois) períodos anuais – janeiro (3 semanas) e julho (2 semanas), a fim de facilitar a presença dos alunos-educadores durante as férias. Nos quatro primeiros semestres, os alunos trabalharão em dois seminários metodológicos de 2 créditos (30 horas) cada; um seminário em cada linha de pesquisa, com 3 créditos (45 horas) cada; e dois workshops de tese, com 6 créditos (90 horas) cada. Além disso, cada aluno completará dois créditos correspondentes a dois workshops opcionais de 15 horas cada, cujos temas serão gerados a partir dos interesses dos alunos identificados em semestres anteriores. Os alunos também devem completar seis créditos correspondentes a atividades acadêmicas (participação em dois congressos, seminários, simpósios ou encontros internacionais com apresentações), quatro publicações (artigos em periódicos científicos, anais de congressos internacionais ou capítulos de livros) individualmente ou em conjunto, e dois créditos correspondentes à defesa de tese, totalizando 35 créditos (525 horas). Após a aprovação em todos os seminários e workshops, os alunos terão no máximo dois anos (um ano com possibilidade de prorrogação por mais um ano) para concluir suas pesquisas e elaborar suas teses, sob a orientação de um orientador de tese de doutorado, que acompanhará todo o processo, desde o ingresso no curso até a aprovação e a submissão final da tese. Após a aprovação do orientador/orientador para a defesa, a tese será apresentada a uma banca composta por três doutores, que discutirão os argumentos do doutorando e emitirão sua decisão, devidamente registrada no Relatório de Defesa. Este relatório conterá a aprovação ou rejeição da tese, bem como quaisquer correções ou alterações que sejam necessárias para sua aprovação. Após o cumprimento de todos os requisitos (eventuais correções ou alterações exigidas pela banca, requisitos financeiros e formais), o doutorando receberá o título de Doutor em Educação.
Primer período
- Seminario metodológico I (Cualitativo) (30 hrs.)
- Seminario metodológico II (Cuantitativo) (30 hrs.)
- Seminario Línea 1 (45 hrs.)
Segundo período
- Seminario Línea 2 (45 hrs.)
- Seminario Línea 3 (45 hrs.)
Tercer período
- Taller de tesis I (Prueba de Suficiencia Investigativa): 90 hrs.
- Taller opcional I: 15 hrs.
- Taller opcional II: 15 hrs.
Cuarto período
- Taller de tesis II (90hrs.)
- Actividades académicas (90hrs.)
- Defensa (30hrs.)
TITULAÇÃO: DOUTOR(A) EM EDUCAÇÃO
COMO INGRESSAR?
Através do processo seletivo por análise de currículo.
Requisitos para a avaliação curricular: Possuir diploma de graduação superior com carga horária mínima de 2700 horas ou equivalente.Ter concluído e sido aprovado na defesa de dissertação de mestrado em Ciências da Educação ou áreas afins. Ou ter especialização e experiência em gestão, pesquisa ou docência em instituições de ensino acadêmicas. De acordo com a área exigida para o ingresso no curso. A avaliação acontece através de análise de currículo (vitae ou lattes) e o envio do histórico escolar da graduação digitalizado. O candidato deverá anexar o currículo completo (informações acadêmicas e profissionais) e o histórico contendo a carga horária da graduação principal.
Para participar do processo seletivo a taxa é de R$ 197,00 por R$ 97,00. Sendo aprovado a taxa de pré-inscrição será 100% abatida do valor da taxa de matrícula. Últimos dias.
As Vagas são limitadas! Não conseguimos segurar vagas!
Reconhecido por milhares:
Assessoria integral durante todo o curso. Assessoria para o módulo presencial em Montevidéu, com indicação para a viagem, hospedagem/hotéis, alimentação, etc. (Conheça Montevidéu-Uruguai) – site oficial:
Títulos reconhecidos nas principais universidades do Brasil (UNB, UCB, UFMG): Segue exemplos na plataforma Carolina Bori:
https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/detalhar/277254
https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/detalhar/313790
https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/detalhar/164717
Documentos obrigatórios após a aprovação
Carta de Intenção dirigida ao Reitor da Universidade devidamente datada e assinada pelo candidato (o modelo será enviado ao candidato em momento oportuno)
| Contrato | O contrato será assinado digitalmente através do clicksign. |
| Carteira de identidade civil | Cópia autenticada em cartório. Não pode ser carteira de ordem profissional nem tampouco carteira de motorista. |
| CPF | Cópia simples. Se constar na carteira de identidade não precisa enviar. |
| Diploma de graduação | Cópia autenticada em cartório. |
| Histórico Escolar de Graduação | Cópia autenticada em cartório. |
| Diploma de mestrado | Cópia autenticada em cartório. |
| Histórico Escolar do Mestrado | Cópia autenticada em cartório. |
| Até o final do curso o aluno enviar os diplomas de graduação e de mestrado com apostila de Haia. | |
