Mestrado em Gestão Ambiental

Apresentamos o Mestrado em Gestão Ambiental
Turma nova iniciando em 20 de Março de 2026
*Curso com aulas online síncronas na sexta a noite e sábado de manhã, de 20 de março a dezembro de 2026. *Um único módulo presencial de 11 a 23 janeiro de 2027, em Montevidéu-Uruguai. Aulas online síncronas de março a agosto de 2027. *Após concluídos os módulos, segue-se o período para a apresentação e defesa da dissertação perante banca.*Possibilidade de título em 2 anos.
O formato do curso permite ao aluno conciliar com a vida profissional.
Destinado a graduados em várias áreas da educação que atuam na área ou queiram aperfeiçoar-se na área de Gestão Ambiental. Graduados com título de no mínimo 2700 horas.
Convênio acadêmico entre a Blue Education Company do Brasil e a Universidade de la Empresa no Uruguai. Com o objetivo de oferecer acesso a mestrados e doutorados de alto nível com investimento acessível ao público em geral.
RECONHECIDO PELO MEC
Duração e Modalidade: O curso é híbrido (Online e presencial) e tem duração de 18 meses mais o período para o desenvolvimento e apresentação da tese/dissertação de mestrado. Durante os 18 meses de curso, os alunos participam de seminários e de produções independentes na plataforma, bem como de atividades acadêmicas organizadas pela Unidade de Pesquisa da Faculdade.
A carga horária do Mestrado é de 540 horas. Todas as unidades curriculares são ministradas em regime de frequência obrigatória de 75%.
- Durante as aulas e no intervalo dos módulos presenciais, o aluno desenvolve os trabalhos acadêmicos.
- Após concluir e aprovar todas as matérias, o mestrando desenvolve e apresenta o projeto e a dissertação de mestrado.
- Dissertação desenvolvida em português e traduzida ao espanhol para a apresentação escrita.
NOTA. O formato híbrido (online/presencial) é uma exigência definida por resoluções do CNE/MEC do Brasil. Todos os cursos através da Blue Education/UDE atendem a esses requisitos, com inúmeros títulos reconhecidos.
Diferenciais:
*Professores de alto nível acadêmico. Que lecionam na América do Sul e Europa. Curso reconhecido internacionalmente.
*Formato inovador e flexível, com aulas online na sexta e sábado e presenciais nas férias de janeiro, que permite ao aluno realizar o curso e conciliar com a carreira profissional e vida pessoal.
*Por ser programas consolidados, ministrados para brasileiros há mais de 15 anos, em um país do MERCOSUL (Uruguai), não exige proficiência em espanhol. A assimilação do idioma é muita tranquila, com professores que ministra os mestrados e doutorados para brasileiros há muitos anos.
SOBRE O CURSO
O Mestrado em Gestão Ambiental, oferecido pela Faculdade de Administração de Empresas em conjunto com a Faculdade de Ciências Agrárias, oferece uma abordagem prática à gestão, à tomada de decisões e à solução de problemas ambientais específicos. Não se trata de um Mestrado em Ciências Ambientais, mas sim em Gestão Ambiental.
OBJETIVOS
A Gestão Ambiental está atualmente na agenda da sociedade. Governos, empresas, mídia e academia têm as questões ambientais como uma de suas preocupações inadiáveis. Isso é particularmente verdadeiro em nossa região, onde os processos de globalização econômica se consolidaram de forma muito agressiva, com impactos significativos sobre os recursos naturais, os ecossistemas e as atividades humanas tradicionais. Essa situação complexa e mutável impõe desafios para garantir a sustentabilidade ambiental da produção e do consumo. Esses desafios estão localizados no nível de valores e capacidades técnicas. Assim, surge a necessidade, em todo o mundo e em nosso país, de incorporar pesquisa, treinamento e consultoria sobre questões ambientais nos diferentes níveis de formação profissional. A gestão ambiental faz parte da resposta a ser desenvolvida. E, dentro dela, a especialização de profissionais que integram os principais conhecimentos das ciências naturais, ciências sociais e engenharia ambiental sob uma perspectiva de gestão, a fim de gerar uma síntese funcional para a tomada de decisões, o mais livre possível de vieses disciplinares. Soluções bem-sucedidas projetadas pela gestão ambiental geralmente não correspondem a uma única disciplina; são o resultado de um diálogo entre abordagens complementares. Engenharia, ciências da comunicação, planejamento urbano, ciências naturais, direito, entre outras disciplinas, compõem o corpus teórico e metodológico da Gestão Ambiental, que é, na realidade, uma disciplina de integração e síntese. Além de formar especialistas com foco acadêmico e profissional, o programa de mestrado oferece uma estrutura para a formulação e o desenvolvimento de projetos de pesquisa e a coordenação de esforços de extensão e alcance ao setor produtivo. As linhas de pesquisa são coordenadas por especialistas reconhecidos internacionalmente e estão sediadas no Departamento de Pesquisa da UDE.
Metodologia
O Mestrado em Gestão Ambiental é ministrado em formato intensivo e presencial, com aulas concentradas nos meses de janeiro e julho, utilizando a Plataforma Virtual de Ensino antes e depois das aulas presenciais. Os trabalhos são disponibilizados pela plataforma, permitindo a avaliação dos alunos. A plataforma também é utilizada como um espaço de apoio e preparação antes do curso, oferecendo leituras pré-agendadas, fóruns de discussão e fóruns onde as preocupações dos alunos são abordadas entre os períodos e onde os alunos recebem orientação da equipe docente.
Aplicação Profissional
O mercado de trabalho em questões ambientais tem crescido constantemente na última década, e essa tendência está se acentuando atualmente. Ferramentas de gestão ambiental, que até poucos anos atrás eram voluntárias, agora são incorporadas à legislação e se tornam obrigatórias. Estudos de Impacto Ambiental, Programas de Ação Integrada, Estudos de Impacto Territorial e Planos de Gestão Ambiental são agora requisitos da regulamentação ambiental vigente no Uruguai, enquanto outras ferramentas voluntárias de conformidade (certificações ISO, P&L, Avaliações de Risco e Planos de Emergência, entre muitas outras) são promovidas pelo Estado e cada vez mais valorizadas pelo mercado. Entre os tipos de organizações que recrutam especialistas em Gestão Ambiental e onde o Mestrado em Gestão Ambiental pode ser aplicado, podemos citar: Ministérios, empresas públicas, municípios e outros órgãos governamentais. Empresas de médio e grande porte de todos os setores da produção de bens e serviços. Organizações de consultoria e assessoria, como escritórios de advocacia, escritórios de engenharia e arquitetura e empresas de consultoria ambiental, entre outros.
O Mestrado em Gestão Ambiental possui dois perfis: Acadêmico e Profissional. Em qualquer um dos perfis, o grau é concedido aos alunos de mestrado que, após a conclusão do currículo, demonstrem, por meio de sua tese ou projeto, a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos à resolução de problemas em ambientes novos ou desconhecidos, em contextos amplos relacionados à Gestão Ambiental.
Direção e Coordenação do curso
Corpo Docente É composto por um grupo qualificado de pesquisadores atuantes, com trabalhos recentes e vasta experiência docente, professores do Uruguai, Brasil e outros países.
- Cra. María Cristina Montes – Diretora da Faculdade de Ciências Empresariais
- Ing. Ag. Veronica Bertucci – Diretora da Faculdade de Ciências Agrárias
- Dr. Aramis Latchinian – Coordenador do Mestrado em Gestão Ambiental
PLANO DE ESTUDOS
Embora existam poucas experiências na região, a construção de uma estrutura universitária que integre especialização profissional, pesquisa aplicada e vínculos estreitos com o setor produtivo constitui uma área valiosa para reflexão, coordenação e cooperação acadêmica. Dada a complexidade que este campo de estudo adquiriu, tornou-se necessário dividi-lo em dois perfis: o acadêmico, que aplica um modelo de pesquisa básica e envolve uma reflexão aprofundada sobre os princípios fundamentais do meio ambiente, e o profissional, focado na pesquisa aplicada e na formulação de projetos e políticas relacionadas ao meio ambiente. Ao concluir o currículo de qualquer um dos perfis, o mestrando não apenas dominará todos os aspectos ambientais, mas também compreenderá com eficiência o contexto social em que desempenhará seu papel, tanto no perfil acadêmico, em tarefas de pesquisa, quanto no perfil profissional, em funções de assessoria e consultoria, e como responsável pela formulação de programas e políticas públicas ambientais.
Módulo básico
Introducción a la Problemática Ambiental- Ecotoxicología
- Legislación y políticas ambientales
- Ordenamiento ambiental del territorio
- Evaluación de Impacto Ambiental I
- Monitoreo y laboratorio de Análisis Ambiental
- Sistemas de Gestión y Certificación Ambiental
- Ecología del paisaje
Módulo específico
Evaluación de Impacto Ambiental II- Geofísica aplicada a estudios de contaminación
- Tecnologías e Ingeniería Ambiental
- Gestión Ambiental del sector agropecuario
- Aspectos ambientales de la matriz energética
- Gestión ambiental de playas e Ingeniería Costera
TITULAÇÃO: MESTRE EM GESTÃO AMBIENTAL
COMO INGRESSAR?
Através do processo seletivo por análise de currículo.
Requisitos para a avaliação curricular: Possuir diploma de graduação superior com carga horária mínima de 2700 horas ou equivalente. De acordo com a área exigida para o ingresso no curso. A avaliação acontece através de análise de currículo (vitae ou lattes) e o envio do histórico escolar da graduação digitalizado. O candidato deverá anexar o currículo completo (informações acadêmicas e profissionais) e o histórico contendo a carga horária da graduação principal.
Para participar do processo seletivo a taxa é de R$ 197,00 por R$ 97,00. Sendo aprovado a taxa de pré-inscrição será 100% abatida do valor da taxa de matrícula.
As Vagas são limitadas! Não conseguimos segurar vagas!
Reconhecido por milhares:
Assessoria integral durante todo o curso. Assessoria para o módulo presencial em Montevidéu, com indicação para a viagem, hospedagem/hotéis, alimentação, etc. (Conheça Montevidéu-Uruguai) – site oficial:
Títulos reconhecidos nas principais universidades do Brasil (UNB, UCB, UFMG): Segue exemplos na plataforma Carolina Bori:
https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/detalhar/277254
https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/detalhar/313790
https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/detalhar/164717
Documentos obrigatórios após a aprovação
Carta de Intenção dirigida ao Reitor da Universidade devidamente datada e assinada pelo candidato (o modelo será enviado ao candidato em momento oportuno)
| Contrato | O contrato será assinado digitalmente através do Clicksign. |
| Carteira de identidade civil | Cópia autenticada em cartório. Não pode ser carteira de ordem profissional nem tampouco carteira de motorista. |
| CPF | Cópia simples. Se constar na carteira de identidade não precisa enviar. |
| Diploma de graduação | Cópia autenticada em cartório. |
| Histórico Escolar de Graduação | Cópia autenticada em cartório. |
