Mestrado em Saúde Pública

woman, doctor, surgeon, physician, nurse, hospital worker, healthcare worker, stethoscope, medicine, doctor, doctor, doctor, doctor, doctor, nurse

Apresentamos o Mestrado em Saúde Pública

Turma nova iniciando em 20 de Março de 2026

*Curso com aulas online síncronas na sexta a noite e sábado de manhã, de 20 de março a dezembro de 2026. *Um único módulo presencial de 11 a 23 janeiro de 2027, em Montevidéu-Uruguai. Aulas online síncronas de março a agosto de 2027. *Após concluídos os módulos, segue-se o período para a apresentação e defesa da dissertação perante banca. *Possibilidade de título em 2 anos.

O formato do curso permite ao aluno conciliar com a vida profissional.

Destinado a graduados em várias áreas do conhecimentos que que pretendam desenvolver competências profissionais e acadêmicas na área de saúde pública. Graduação reconhecida com no mínimo 2700 horas de duração.

Convênio acadêmico entre a Blue Education Company do Brasil e a Universidade de la Empresa no Uruguai. Com o objetivo de oferecer mestrados e doutorados de alto nível com investimento acessível ao público em geral.

RECONHECIDO PELO MEC

Duração e Modalidade: O curso é híbrido (Online e presencial) e tem duração de 18 meses mais o período para o desenvolvimento e apresentação da tese/dissertação de mestrado. Durante os 18 meses de curso, os alunos participam de seminários e de produções independentes na plataforma, bem como de atividades acadêmicas organizadas pela Unidade de Pesquisa da Faculdade.

A carga horária do Mestrado é de 540 horas. Todas as unidades curriculares são ministradas em regime de frequência obrigatória de 75%. 

  • Durante as aulas e no intervalo dos módulos presenciais, o aluno desenvolve os trabalhos acadêmicos.
  • Após concluir e aprovar todas as matérias, o mestrando desenvolve e apresenta o projeto e a dissertação de mestrado.
  • Dissertação desenvolvida em português e traduzida ao espanhol para a apresentação escrita.

NOTA. O formato híbrido (online/presencial) é uma exigência definida por resoluções do CNE/MEC do Brasil. Todos os cursos através da Blue Education/UDE atendem a esses requisitos, com inúmeros títulos reconhecidos.

  • Diferenciais:
  • *Professores de alto nível acadêmico. Que lecionam na América do Sul e Europa. Curso reconhecido internacionalmente.
  • *Formato inovador e flexível, com aulas online na sexta e sábado e presenciais nas férias de janeiro, que permite ao aluno realizar o curso e conciliar com a carreira profissional e vida pessoal. 
  • *Por ser programas consolidados, ministrados para brasileiros há mais de 15 anos, em um país do MERCOSUL (Uruguai), não exige proficiência em espanhol. A assimilação do idioma é muita tranquila, com professores que ministra os mestrados e doutorados para brasileiros há muitos anos.

SOBRE O CURSO

O Mestrado em Saúde Pública é um programa de Mestrado reconhecido internacionalmente pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) do Uruguai. Oferece formação e uma abordagem voltadas para a análise crítica, a compreensão e a geração de conhecimento original. Com base em evidências empíricas sobre os processos de saúde populacional e os diferentes determinantes da saúde/doença, o programa aborda o processo estratégico com o objetivo de contribuir para o aconselhamento técnico especializado, a tomada de decisões, a formulação de políticas e a solução de problemas específicos de saúde pública a partir das seguintes linhas de pesquisa: Epidemiologia; Cultura, Saúde e Sociedade; e Saúde e Políticas Públicas.

Destinatários: Este é um programa profissionalizante desenvolvido para estudantes que precisam adquirir ampla experiência acadêmica e habilidades nas disciplinas fundamentais da saúde pública. Também é adequado para aqueles cujos objetivos são: elaborar e conduzir pesquisas; analisar dados, políticas, sistemas de saúde e a organização dos serviços de saúde nos níveis nacional, regional e internacional; gerenciar comunicações; e planejamento estratégico e tomada de decisões; e a elaboração, implementação e avaliação da eficácia de programas e campanhas.

OBJETIVOS

Formar Mestres em Saúde Pública altamente qualificados, com sólida formação científica e humanística e uma abordagem integral, com base em uma formação universitária de qualidade, alicerçada em um modelo que articula a formação acadêmica com a formação profissional e a intervenção direta na área aplicada. Fornecer as bases para competências que apoiem e sustentem o crescimento e desenvolvimento profissional contínuo dos alunos de Mestrado em Saúde Pública, com um processo e trajetória universitária autônomos. Formar Mestres em uma abordagem baseada em evidências para as seguintes áreas de especialização: Pesquisa Prospectiva; Desenho e Implementação de Políticas; e Intervenção (na área). Proporcionar habilidades aplicadas e acadêmicas para a promoção da saúde da população, da justiça social e da redução de lacunas e disparidades em saúde, bem como dos direitos sociais e de saúde de indivíduos e grupos ou subgrupos populacionais, a partir de uma abordagem interdisciplinar, integrando metodologias, princípios e modelos teóricos e conceituais em saúde pública de diversas disciplinas. Capacitar na identificação e análise de aspectos éticos inerentes à saúde pública e à prática profissional, às necessidades específicas de grupos e subgrupos com características especiais e à integração dessas disciplinas fundamentais na tomada de decisões e na resolução de problemas em saúde pública (incluindo abordagens pandêmicas e epidemiológicas).

METODOLOGIA

O Mestrado em Saúde Pública é oferecido online, de forma síncrona, com aulas de julho a dezembro e de março a julho, com o apoio da Plataforma Virtual de Ensino. A plataforma oferece oportunidades para a submissão de trabalhos para avaliação dos alunos. A plataforma também serve como um espaço de intercâmbio, apoio e preparação pré-curso. Oferece leituras obrigatórias e complementares, sessões de autoavaliação, discussões e fóruns, para que a equipe docente tenha a oportunidade de conhecer, orientar e acompanhar as preocupações dos alunos entre os períodos. O currículo é organizado em torno de pilares educacionais com o objetivo de promover uma trajetória e concatenação de temas com base em áreas específicas de conhecimento, apoiadas e orientadas pela pesquisa. A metodologia de ensino e aprendizagem baseia-se em uma combinação de ferramentas, incluindo apresentações teóricas, abordagens teóricas e práticas, estudos de caso, aprendizagem baseada em resolução de problemas e aprendizagem baseada em projetos, organizadas em modalidades grupais e individuais, com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa. Sendo um programa baseado em competências, as diferentes unidades curriculares pressupõem o desenvolvimento de uma combinação de competências, que podem ser ponderadas de forma diferente em cada proposta.

APLICAÇÃO PROFISSIONAL DO MESTRADO

Propomos um programa de Mestrado em Saúde Pública que forneça ferramentas e competências capacitadoras para a prática profissional baseada em evidências empíricas em nível local, regional ou internacional, no campo da Saúde Pública aplicada ou acadêmica, no setor público ou privado, no governo e no âmbito de organizações da sociedade civil.

Mestrado em Saúde Pública e Trabalho de Conclusão de Curso: O Mestrado em Saúde Pública é concedido aos alunos que, após a conclusão do seu currículo, demonstrem, por meio de seu trabalho de conclusão de curso, a capacidade de aplicar as habilidades adquiridas em diversos contextos relacionados à Saúde Pública. Assim, o programa proporcionará competências essenciais relacionadas a conhecimentos e habilidades no uso sólido de métodos epidemiológicos e bioestatísticos, permitindo-lhes adquirir experiência em pesquisa básica ou aplicada por meio do uso desses métodos em um trabalho de conclusão de curso supervisionado por acadêmicos especialistas. O trabalho de conclusão de curso de mestrado constitui um trabalho focado e reflexivo, contribuindo para a compreensão e abordagem de um problema específico de Saúde Pública por meio de pensamento crítico, relevante e comprometido.

Direção e Coordenação do curso

O Corpo docente do curso é formado por professores titulados e experiência com ensino e pesquisa, oriundos do Uruguai, Brasil e outros Países.

María José Cancela – Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde

Rosalba Velázquez – Coordenadora do Mestrado em Saúde Pública

PLANO DE ESTUDOS

O Mestrado em Saúde Pública da UDE foi elaborado para ser cursado por alunos de diversas áreas. Os graduados estarão preparados para continuar sua prática profissional e desenvolvimento no campo acadêmico e de pesquisa, como consultores ou analistas, ou como coordenadores de programas ou políticas. O desenvolvimento profissional dos graduados fora da academia pode incluir contribuições como epidemiologistas em agências governamentais ou organizações da sociedade civil, pesquisadores em instituições ou organizações de saúde públicas ou privadas, coordenadores de ensaios clínicos em diversos contextos ou analistas de dados em uma ampla gama de áreas relacionadas à saúde. Assim, os graduados do Mestrado em Saúde Pública da UDE estarão equipados com habilidades que os habilitarão a prestar serviços de saúde à população ou a conduzir pesquisas e desenvolvimento na área de Saúde Pública. Aqueles que trabalham na promoção de estilos de vida saudáveis ​​serão guiados por evidências empíricas, tornando-se especialistas que contribuem para melhorar a eficácia do desenho, implementação e avaliação de intervenções em saúde pública.

Primeiro ano

Conceptualización, Historia y Determinantes de la Salud Poblacional

  • Evolución histórica del concepto de Salud
  • Salud, Sociedad y Política en América Latina
  • Introducción a los determinantes de Salud
  • Introducción a la investigación Científica
  • Estadística I
  • Seminario-Taller “Inequidades en Salud en América Latina y sus determinantes sociales”

Epidemiología: Bases Teórico-conceptuales, Método, e Intervención

  • Introducción a la Epidemiología: Intervenciones Epidemiológicas
  • Investigación Epidemiológica
  • Medidas de Control Epidemiológico sobre Comunidades
  • Método Epidemiológico: Diseños Estadísticos y Fuente de Datos
  • Epidemiología, Salud y Gestión
  • Estadísticas en Políticas Públicas y Sociales (SPSS)
  • Seminario-taller Organización Formal de la Epidemiología: Organismos Internacionales

Segundo ano

Salud Pública y Políticas Sanitarias

  • Políticas de Salud. Estrategias de atención en salud
  • Políticas públicas y desigualdades en salud
  • Gestión Estratégica y Planeamiento
  • Logística en apoyo a las decisiones en Salud
  • Seminario “One Health: abordaje integrador hacia el equilibrio sostenible y optimización de la salud humana, animal y de los ecosistemas”
  • Estadística II diseño y análisis de datos
  • Comunicación y ética en el manejo de la evidencia empírica
  • Sostenibilidad y salud internacional

Metodología de la Investigación Básica y Aplicada en Salud

  • Epistemología en investigación de salud
  • Investigación en Servicios de Salud
  • Seminario de Proyecto Final y Tesis
  • Taller de Investigación: progresión de Proyecto Final

TITULAÇÃO: MESTRE EM SAÚDE PÚBLICA

COMO INGRESSAR?

Através do processo seletivo por análise de currículo

 Requisitos para a avaliação curricular: Possuir diploma de graduação superior com carga horária mínima de 2700 horas ou equivalente. De acordo com a área exigida para o ingresso no curso. A avaliação acontece através de análise de currículo (vitae ou lattes) e o envio do histórico escolar da graduação digitalizado. O candidato deverá anexar o currículo completo (informações acadêmicas e profissionais) e o histórico contendo a carga horária da graduação principal. 

Para participar do processo seletivo a taxa é de R$ 197,00 por R$ 97,00. Sendo aprovado a taxa será abatida do valor da taxa de matrícula.

As Vagas são limitadas! Não conseguimos segurar vagas!

Reconhecido por milhares:

Assessoria integral durante todo o curso. Assessoria para o módulo presencial em Montevidéu, com indicação para a viagem, hospedagem/hotéis, alimentação, etc. (Conheça Montevidéu-Uruguai) – site oficial:

https://uruguay.uy/pt-br

Títulos reconhecidos nas principais universidades do Brasil (UNB, UCB, UFMG): Segue exemplos na plataforma Carolina Bori:

https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/detalhar/277254

https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/detalhar/313790

https://plataformacarolinabori.mec.gov.br/consulta-publica/processo/detalhar/164717

Documentos obrigatórios após a aprovação

Carta de Intenção dirigida ao Reitor da Universidade devidamente datada e assinada pelo candidato (o modelo será enviado ao candidato em momento oportuno)

ContratoO contrato será assinado digitalmente através do Clicksign.
Carteira de identidade civilCópia autenticada em cartório. Não pode ser carteira de ordem profissional nem tampouco carteira de motorista.
CPFCópia simples. Se constar na carteira de identidade não precisa enviar.
Diploma de graduaçãoCópia autenticada em cartório.
Histórico Escolar de GraduaçãoCópia autenticada em cartório.